segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Chordata

     São animais adaptados ao meio terrestre, ao aquático e ao aéreo. Assim como os equinodermos, são deuterostômios. Apresentam tudo nervoso dorsal, notocorda, fendas faríngeas e cauda pós-anal em pelo menos uma fase da vida. Dividido em dois grupos: protocordados (cefalocordados e urocordados) e eucordados (vertebrados ou craniatos), tal filo possui uma grande variedade de espécies.

Ciclostomados

     Um animal muito interessante de ser estudado é a lampreia. Algumas espécies possuem um recorde entre os cordados, chegando a ter um número de cromossomos igual a 174. Uma delas chega a ultrapassar 1,20m quando adulto. Possuem uma ventosa que forma a boca, esta funciona através de um complexo mecanismo que age como uma bomba de sucção (inclui um pistão, o velum e uma depressão na cavidade bucal, o hydrosinus).

http://www.peixes.info/peixe-lampreia.html

Peixes

     Estão dividados entre cartilaginosos (tubarões, raias, etc) e ósseos (dourado, sardinha, etc). O peixe diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe abissal. Ele é encontrado em todos os oceanos, porém habitam profundidades entre 100 e 2 mil metros. Este peixe atrai suas presas com uma falsa isca, uma "luz" que se agita sobre a cabeça. Há um dimorfismo sexual em tais animais, uma vez que a fêmea chega a medir 18cm, enquando os machos crescem apenas até 3cm. Por viverem em altas profundidades, é muito difícil encontrar alimento, sendo assim, os machos ordem a barriga da fêmea, passando a ser um parasita em seu corpo. A partir disso, ele passa a servir como um banco de espermas. Abaixo vemos um documentário do NatGeoWild sobre esta incrível espécie.

https://www.youtube.com/watch?v=XUVerZsbYiw#!

Anfíbios

     Anfíbios são animais que vivem em meio terrestre, mas ainda são dependentes da água, principalmente para se reproduzir. Espécies de anfíbios podem atingir grandes proporções. Um grupo de pesquisadores e ambientalistas está pesquisando uma espécie de salamandra gigante (ou salamandra hanzaki, Andrias japonicus), com 1,7 metro de comprimento. As salamandras são consideradas fósseis vivos.

http://olivrodanatureza.blogspot.com.br/2012/08/salamandra-gigante.html

Répteis

     Um dos menores répteis já encontrados é uma espécie de lagartixa sul-americana (Chatogekko amazonicus), ela cresce até um comprimento máximo de apenas 24 milímetros, é encontrada nas folhas mortas no chão da floresta e se alimenta de ácaros.

https://www.flickr.com/photos/renato_gaiga/6875902306/

Aves

     Constituem uma classe de seres vivos vertebrados, bípedes e endotérmicos. É o primeiro grupo endotérmico, e possuem adaptações para voo (penas). São conhecidas pelo seu ritual de acasalamento característico, considerado um espetáculo da natureza. Abaixo segue um documentário do National Geographic sobre isto.

https://www.youtube.com/watch?v=NynZTN0O6ZM#t=31

Mamíferos

     Essa classe desenvolveu pelos e glândulas mamárias (daí seu nome). Um caso muito interessante de reprodução é a do tatu-galinha, a fêmea sempre dá a luz a filhotes do mesmo sexo. Esse animal procria uma vez por ano e sua gestação tem duração de aproximadamente 120 dias. Os filhotes são univitelinos (idênticos), por isso todos apresentam o mesmo sexo.

 http://paisajesrr.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

http://mesquitacomovai.com.br/nossosanimais/?p=169