Ciclostomados
Um animal muito interessante de ser estudado é a lampreia. Algumas espécies possuem um recorde entre os cordados, chegando a ter um número de cromossomos igual a 174. Uma delas chega a ultrapassar 1,20m quando adulto. Possuem uma ventosa que forma a boca, esta funciona através de um complexo mecanismo que age como uma bomba de sucção (inclui um pistão, o velum e uma depressão na cavidade bucal, o hydrosinus).
http://www.peixes.info/peixe-lampreia.html
Peixes
Estão dividados entre cartilaginosos (tubarões, raias, etc) e ósseos (dourado, sardinha, etc). O peixe diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe abissal. Ele é encontrado em todos os oceanos, porém habitam profundidades entre 100 e 2 mil metros. Este peixe atrai suas presas com uma falsa isca, uma "luz" que se agita sobre a cabeça. Há um dimorfismo sexual em tais animais, uma vez que a fêmea chega a medir 18cm, enquando os machos crescem apenas até 3cm. Por viverem em altas profundidades, é muito difícil encontrar alimento, sendo assim, os machos ordem a barriga da fêmea, passando a ser um parasita em seu corpo. A partir disso, ele passa a servir como um banco de espermas. Abaixo vemos um documentário do NatGeoWild sobre esta incrível espécie.
https://www.youtube.com/watch?v=XUVerZsbYiw#!
Anfíbios
Anfíbios são animais que vivem em meio terrestre, mas ainda são dependentes da água, principalmente para se reproduzir. Espécies de anfíbios podem atingir grandes proporções. Um grupo de pesquisadores e ambientalistas está pesquisando uma espécie de salamandra gigante (ou salamandra hanzaki, Andrias japonicus), com 1,7 metro de comprimento. As salamandras são consideradas fósseis vivos.
http://olivrodanatureza.blogspot.com.br/2012/08/salamandra-gigante.html
Répteis
Um dos menores répteis já encontrados é uma espécie de lagartixa sul-americana (Chatogekko amazonicus), ela cresce até um comprimento máximo de apenas 24 milímetros, é encontrada nas folhas mortas no chão da floresta e se alimenta de ácaros.
https://www.flickr.com/photos/renato_gaiga/6875902306/
Aves
Constituem uma classe de seres vivos vertebrados, bípedes e endotérmicos. É o primeiro grupo endotérmico, e possuem adaptações para voo (penas). São conhecidas pelo seu ritual de acasalamento característico, considerado um espetáculo da natureza. Abaixo segue um documentário do National Geographic sobre isto.
Mamíferos
Essa classe desenvolveu pelos e glândulas mamárias (daí seu nome). Um caso muito interessante de reprodução é a do tatu-galinha, a fêmea sempre dá a luz a filhotes do mesmo sexo. Esse animal procria uma vez por ano e sua gestação tem duração de aproximadamente 120 dias. Os filhotes são univitelinos (idênticos), por isso todos apresentam o mesmo sexo.
http://paisajesrr.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html
http://mesquitacomovai.com.br/nossosanimais/?p=169