sábado, 25 de outubro de 2014

Reino das Plantas

 Os vegetais são de extremas importância em nosso cotidiano, pois são eucariontes pluricelulares fotossintéticos. As suas células possuem clorofila e outros pigmentos, que absorvem a energia luminosa e a transformam em ATP(energia), liberando oxigênio. Esses vegetais são classificados em Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.


                                                                  Briófitas

As Briófitas são plantas avasculares( não possuem vasos condutores de seiva). A maioria é dioica(plantas com sexos diferentes), mas existem algumas espécies monoicas( estruturas reprodutoras masculinas e femininas). Não possuem vasos para a condução de nutrientes. Estes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas.
http://trabalhosgratuitos.com/Biologia-e-Medicina/Bri%C3%B3fitas/185566.html

                                
                                       http://www.grupoescolar.com/pesquisa/briofitas.html

Musgos congelados por 400 anos volta à vida

Uma medição feita com datação de carbono determinou que as plantas tinham entre 400 e 600 anos e ficaram sepultadas durante a Pequena Era do Gelo, que ocorreu entre 1550 e 1850.

Plantas sepultadas durante séculos sob o gelo no extremo norte do Canadá voltaram à vida após terem sido expostas ao ar e à luz do sol, revelou um estudo canadense. La Farge pesquisadora da Universidade de Alberta conseguiu reviver os musgos em laboratório, derrubando uma hipótese existente há muito tempo de que os vestígios de uma planta exposta após o recuo de geleiras polares estariam todos mortos. "Nós sabemos que as briófitas podem permanecer adormecidas por muitos anos (em desertos, por exemplo) e que, depois, são reativadas, mas ninguém esperava que revivessem depois de quase 400 anos debaixo do gelo" afirma ela. Ao contrário da maioria das outras plantas, os musgos se reproduzem clonando suas células, afirmou La Farge. "Qualquer célula da briófita pode se reprogramar para iniciar o desenvolvimento de uma planta totalmente nova. Isto equivale às células-tronco em sistemas faunísticos", explicou.

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2013/05/29/noticiascuriosidades,3065072/afp-musgo-congelado-por-400-anos-volta-a-vida.shtml

                                                           Pteridófitas
As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. Como composto por raiz, caule e folhas, são traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes     até as folhas. Nestes dutos também são transportes alimentos para o restante do organismo. Possuem folhas divididas em folíolos, as folhas novas surgem enroladas. A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento. O sistema de transporte de seiva possibilita sustentação à planta e possuem a capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores.
      http://www.todabiologia.com/botanica/pteridofitas.htm

http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/utilidade-economica-das-pteridofitas

As plantas pteridófitas foram as primeiras que desenvolveram um sistema destinado ao transporte de seiva. São muito usadas como plantas ornamentais, principalmente as samambaias. Algumas espécies de samambaias podem crescer até 15 metros. O vídeo abaixo explica e um jeito mais fácil o ciclo das pteridófitas.
     http://www.todabiologia.com/botanica/pteridofitas.htm


                                                               Gimnospermas

As gimnospermas são vascularizadas, possuem alto porte, raiz, caule e folhas bem definidas, não possuem frutos e sua semente se localiza do lado de fora do ovário. O principal exemplo de uma gimnosperma é o pinheiro, já que sua semente fica envolvida por escamas, formando uma estrutura mais ou menos cónica (pinha).
            http://www.mundoeducacao.com/biologia/gimnospermas.htm

                                               
                  http://professorasilviacristina21.blogspot.com.br/2011/01/gimnospermas.html

Curiosidades:

Os maiores vegetais em termos de volumes: Sequóias gigantes

Os maiores em altura: Carvalho-vermelho
                                               

Possuem os indivíduos de maior longevidade: pinheiro da Califórnia (Pinus aristata), com mais de 4000 anos.
                                          

    http://gimnosperma305.blogspot.com.br/2011/07/curiosidades.html


                                                             Angiospermas

As angiospermas são atualmente o grupo dominante e mais diversificado da flora, em relação às adaptações e biótipos. Conhece-se mais de 220000 espécies de plantas deste tipo. Três características principais as diferenciam das gimnospermas, os órgãos reprodutores podem ser bissexuais e apresentam folhas florais cuja única função é proteger a verdadeira flor, os carpelos envolvem os óvulos na sua totalidade transformando-se em sementes e frutos, realizando uma dupla fecundação.

                      http://www.adoroplantas.com/plantas-plantas-vasculares.html

Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas, desse total, mais de 250 mil são angiospermas. Plantas extremamente necessárias para  a manutenção do equilíbrio ecológico da Terra e para a subsistência da humanidade, pois são os principais produtos dos ecossistemas terrestres, constituindo fontes de alimento para o homem e outros animais. As angiospermas tem importância em várias áreas, como por exemplo na estética. A babosa (Alce vera), além de ter efeito regenerador e antibacteriano, atua como cicatrizante e calmante, tendo efeito dérmico ( cura queimaduras, acnes, hanseníase, psoríase), e capacidade de reidratar o tecido capilar e as cutículas do cabelo.
      http://conhecendoasangiospermas.blogspot.com.br/2013/07/curiosidades.html