Classe Crustacea
O caranguejo-do-coqueiro (Birgus latro) é considerado o maior artrópode terrestre do planeta, podendo chegar a 1 metro de comprimento e pesar algo em torno de 5kg. Diferentemente dos caranguejos que vivem na água, ele possui muitas adaptações para a vida terrestre, dentre elas os "pulmões branquiostégicos" (tais caranguejos não possuem brânquias quando adultos). Assim, não deve ficar muito tempo submerso, pois existe a possibilidade de se afogar.
Classe Arachnida
Existe um carrapato capaz de deixar um ser humano alérgico a carne. A relação entre a picada deste aracnídeo e a alergia vem sendo estuada há alguns anos. Pertencem a espécie Ambliomma americanum. As fêmeas e mordedoras são facilmente reconhecidas por apresentarem uma mancha amarelada no dorso (foto abaixo). Estes carrapatos possuem um carboidrato chamado galctose-alfa, que é localizada na membrana celular dos animais (mas não em humanos e primatas), cujo sistema imunológico o reconhecem como um corpo estranho. As carnes que estamos acostumados a ingerir possuem tal carboidrato, no entanto, nosso sistema digestivo cuida para que nenhuma reação alérgica aconteça. Porém, com a picada deste carrapato, desencadeia-se uma resposta imunológica do nosso organismo, criando anticorpos que irão causar uma forte crise alérgica na próxima vez que comermos alguma carne que contenha a galactose-alfa.
http://en.wikipedia.org/wiki/Amblyomma_americanum
Classe Insectae
Um exemplo curioso de inseto são os louva-a-deus, insetos com hábitos alimentares extremamente carnívoros (inclusive canibais). Após ou durante a cópula as fêmeas sentem uma fome muito grande e precisam comer logo, essa fome é um instinto natural, visto que elas precisam adquirir uma boa quantidade de proteínas para a formação de seus ovos, assim que eles são fecundados. Como o macho está mais próximo dela quando surge tal fome, ele acaba sendo atacado, e para piorar sua situação, este normalmente é menor do que a fêmea. No vídeo abaixo vemos tal ato canibal a partir dos 50 segundos.
https://www.youtube.com/watch?v=KYp_Xi4AtAQ&app=desktop#!
Nenhum comentário:
Postar um comentário