quarta-feira, 9 de abril de 2014

Protoctistas

     O reino protoctista engloba as algas e os protozoários, tais seres vivos possuem origens evolutivas distintas. A multicelularidade pode ser considera uma apomorfia desse grupo. De forma geral, seres que não se englobam em outros reinos são classificados como pertencentes a este.
     As algas são responsáveis por 90% da fotossintese realizada no planeta e são utilizadas na indústria de alimentos, tendo importância ecológica e econômica, respectivamente.
     Os protozoários são um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. Eles são, na sua maioria, seres aquáticos, mas também existem espécies parasitas de invertebrados e vertebrados.
     Segundo uma matéria retirada do site Terra, as algas podem ajudar no transplante de células-tronco a pacientes com doença arterial periférica grave (de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins). A doença arterial periférica ocorre quando existe um estreitamento dos vasos sanguíneos fora do coração, dificultando a passagem do sangue. Quando tentam melhorar o fluxo de sangue, os médicos precisam de algo que lhes indique se as células-tronco injetadas permanecem vivas e chegam a seus objetivos. Assim, os cientistas criaram uma "cápsula" derivada de algas; dentro dessa cápsula, os cientistas acrescentaram agentes de contraste de raios X para torná-las visíveis em uma angiografia (exame radiográfico dos vasos sanguíneo). (Fonte: http://m.terra.com.br/noticia?n=25488d06878ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD .)

Nenhum comentário:

Postar um comentário