domingo, 6 de abril de 2014

Reino Monera

O reino Monera pode ser dividido em dois grandes grupos: eubactérias (eu = verdadeiro) e as arqueobactérias (arqueo = antigo). Esse reino, por ser polifilético, poderá sofrer divisão em anos futuros. Os organismos desse reino são procariontes (que não possuem membrana nuclear, a carioteca) e unicelulares.


Eubactérias:

É o tipo mais comum de bactérias e vivem em diversos lugares, desde que haja água em pequena quantidade. A parede celular é composta por peptídeoglicano (polímeros de aminoácidos e dissacarídeos), diferentemente da parede celular das arqueobactérias e daquelas encontradas nas células de plantas e fungos, que são constituídas, respectivamente, por celulose e quitina.

Composição das eubactérias:



Arqueobactérias:

As arqueobactérias não possuem peptídeoglicanos na sua parede celular. Possuem também lipídios peculiares nessa estrutura. Muitos são capazes de sobrevivem em ambientes e locais extremos (semelhantes aos primórdios do planeta Terra).

Existem três tipos de arqueobactérias:

  • Metanogênicas: usam dióxido de carbono e hidrogênio para produzir metano; podem, por exemplo, ser encontradas em esgotos, pântanos e no sistema digestivo de alguns animais.
  • Halófilas extremas: vivem em ambientes de extrema salinidade (ex: Mar Morto).
  • Termófilas extremas: preferem locais extremamente quentes e com acidez elevada (ex: vulcões e fontes termais).


Fontes:


  • http://www.estudopratico.com.br/reino-monera-caracteristicas-das-bacterias/
  • http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Bact%C3%A9rias
  • http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário