sábado, 25 de outubro de 2014

Reino das Plantas

 Os vegetais são de extremas importância em nosso cotidiano, pois são eucariontes pluricelulares fotossintéticos. As suas células possuem clorofila e outros pigmentos, que absorvem a energia luminosa e a transformam em ATP(energia), liberando oxigênio. Esses vegetais são classificados em Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.


                                                                  Briófitas

As Briófitas são plantas avasculares( não possuem vasos condutores de seiva). A maioria é dioica(plantas com sexos diferentes), mas existem algumas espécies monoicas( estruturas reprodutoras masculinas e femininas). Não possuem vasos para a condução de nutrientes. Estes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas.
http://trabalhosgratuitos.com/Biologia-e-Medicina/Bri%C3%B3fitas/185566.html

                                
                                       http://www.grupoescolar.com/pesquisa/briofitas.html

Musgos congelados por 400 anos volta à vida

Uma medição feita com datação de carbono determinou que as plantas tinham entre 400 e 600 anos e ficaram sepultadas durante a Pequena Era do Gelo, que ocorreu entre 1550 e 1850.

Plantas sepultadas durante séculos sob o gelo no extremo norte do Canadá voltaram à vida após terem sido expostas ao ar e à luz do sol, revelou um estudo canadense. La Farge pesquisadora da Universidade de Alberta conseguiu reviver os musgos em laboratório, derrubando uma hipótese existente há muito tempo de que os vestígios de uma planta exposta após o recuo de geleiras polares estariam todos mortos. "Nós sabemos que as briófitas podem permanecer adormecidas por muitos anos (em desertos, por exemplo) e que, depois, são reativadas, mas ninguém esperava que revivessem depois de quase 400 anos debaixo do gelo" afirma ela. Ao contrário da maioria das outras plantas, os musgos se reproduzem clonando suas células, afirmou La Farge. "Qualquer célula da briófita pode se reprogramar para iniciar o desenvolvimento de uma planta totalmente nova. Isto equivale às células-tronco em sistemas faunísticos", explicou.

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2013/05/29/noticiascuriosidades,3065072/afp-musgo-congelado-por-400-anos-volta-a-vida.shtml

                                                           Pteridófitas
As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. Como composto por raiz, caule e folhas, são traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes     até as folhas. Nestes dutos também são transportes alimentos para o restante do organismo. Possuem folhas divididas em folíolos, as folhas novas surgem enroladas. A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento. O sistema de transporte de seiva possibilita sustentação à planta e possuem a capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores.
      http://www.todabiologia.com/botanica/pteridofitas.htm

http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/utilidade-economica-das-pteridofitas

As plantas pteridófitas foram as primeiras que desenvolveram um sistema destinado ao transporte de seiva. São muito usadas como plantas ornamentais, principalmente as samambaias. Algumas espécies de samambaias podem crescer até 15 metros. O vídeo abaixo explica e um jeito mais fácil o ciclo das pteridófitas.
     http://www.todabiologia.com/botanica/pteridofitas.htm


                                                               Gimnospermas

As gimnospermas são vascularizadas, possuem alto porte, raiz, caule e folhas bem definidas, não possuem frutos e sua semente se localiza do lado de fora do ovário. O principal exemplo de uma gimnosperma é o pinheiro, já que sua semente fica envolvida por escamas, formando uma estrutura mais ou menos cónica (pinha).
            http://www.mundoeducacao.com/biologia/gimnospermas.htm

                                               
                  http://professorasilviacristina21.blogspot.com.br/2011/01/gimnospermas.html

Curiosidades:

Os maiores vegetais em termos de volumes: Sequóias gigantes

Os maiores em altura: Carvalho-vermelho
                                               

Possuem os indivíduos de maior longevidade: pinheiro da Califórnia (Pinus aristata), com mais de 4000 anos.
                                          

    http://gimnosperma305.blogspot.com.br/2011/07/curiosidades.html


                                                             Angiospermas

As angiospermas são atualmente o grupo dominante e mais diversificado da flora, em relação às adaptações e biótipos. Conhece-se mais de 220000 espécies de plantas deste tipo. Três características principais as diferenciam das gimnospermas, os órgãos reprodutores podem ser bissexuais e apresentam folhas florais cuja única função é proteger a verdadeira flor, os carpelos envolvem os óvulos na sua totalidade transformando-se em sementes e frutos, realizando uma dupla fecundação.

                      http://www.adoroplantas.com/plantas-plantas-vasculares.html

Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas, desse total, mais de 250 mil são angiospermas. Plantas extremamente necessárias para  a manutenção do equilíbrio ecológico da Terra e para a subsistência da humanidade, pois são os principais produtos dos ecossistemas terrestres, constituindo fontes de alimento para o homem e outros animais. As angiospermas tem importância em várias áreas, como por exemplo na estética. A babosa (Alce vera), além de ter efeito regenerador e antibacteriano, atua como cicatrizante e calmante, tendo efeito dérmico ( cura queimaduras, acnes, hanseníase, psoríase), e capacidade de reidratar o tecido capilar e as cutículas do cabelo.
      http://conhecendoasangiospermas.blogspot.com.br/2013/07/curiosidades.html

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Chordata

     São animais adaptados ao meio terrestre, ao aquático e ao aéreo. Assim como os equinodermos, são deuterostômios. Apresentam tudo nervoso dorsal, notocorda, fendas faríngeas e cauda pós-anal em pelo menos uma fase da vida. Dividido em dois grupos: protocordados (cefalocordados e urocordados) e eucordados (vertebrados ou craniatos), tal filo possui uma grande variedade de espécies.

Ciclostomados

     Um animal muito interessante de ser estudado é a lampreia. Algumas espécies possuem um recorde entre os cordados, chegando a ter um número de cromossomos igual a 174. Uma delas chega a ultrapassar 1,20m quando adulto. Possuem uma ventosa que forma a boca, esta funciona através de um complexo mecanismo que age como uma bomba de sucção (inclui um pistão, o velum e uma depressão na cavidade bucal, o hydrosinus).

http://www.peixes.info/peixe-lampreia.html

Peixes

     Estão dividados entre cartilaginosos (tubarões, raias, etc) e ósseos (dourado, sardinha, etc). O peixe diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe abissal. Ele é encontrado em todos os oceanos, porém habitam profundidades entre 100 e 2 mil metros. Este peixe atrai suas presas com uma falsa isca, uma "luz" que se agita sobre a cabeça. Há um dimorfismo sexual em tais animais, uma vez que a fêmea chega a medir 18cm, enquando os machos crescem apenas até 3cm. Por viverem em altas profundidades, é muito difícil encontrar alimento, sendo assim, os machos ordem a barriga da fêmea, passando a ser um parasita em seu corpo. A partir disso, ele passa a servir como um banco de espermas. Abaixo vemos um documentário do NatGeoWild sobre esta incrível espécie.

https://www.youtube.com/watch?v=XUVerZsbYiw#!

Anfíbios

     Anfíbios são animais que vivem em meio terrestre, mas ainda são dependentes da água, principalmente para se reproduzir. Espécies de anfíbios podem atingir grandes proporções. Um grupo de pesquisadores e ambientalistas está pesquisando uma espécie de salamandra gigante (ou salamandra hanzaki, Andrias japonicus), com 1,7 metro de comprimento. As salamandras são consideradas fósseis vivos.

http://olivrodanatureza.blogspot.com.br/2012/08/salamandra-gigante.html

Répteis

     Um dos menores répteis já encontrados é uma espécie de lagartixa sul-americana (Chatogekko amazonicus), ela cresce até um comprimento máximo de apenas 24 milímetros, é encontrada nas folhas mortas no chão da floresta e se alimenta de ácaros.

https://www.flickr.com/photos/renato_gaiga/6875902306/

Aves

     Constituem uma classe de seres vivos vertebrados, bípedes e endotérmicos. É o primeiro grupo endotérmico, e possuem adaptações para voo (penas). São conhecidas pelo seu ritual de acasalamento característico, considerado um espetáculo da natureza. Abaixo segue um documentário do National Geographic sobre isto.

https://www.youtube.com/watch?v=NynZTN0O6ZM#t=31

Mamíferos

     Essa classe desenvolveu pelos e glândulas mamárias (daí seu nome). Um caso muito interessante de reprodução é a do tatu-galinha, a fêmea sempre dá a luz a filhotes do mesmo sexo. Esse animal procria uma vez por ano e sua gestação tem duração de aproximadamente 120 dias. Os filhotes são univitelinos (idênticos), por isso todos apresentam o mesmo sexo.

 http://paisajesrr.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

http://mesquitacomovai.com.br/nossosanimais/?p=169

domingo, 31 de agosto de 2014

Echinodermata

     São todos marinhos, são os primeiros animais deuterostômios (blastóporo origina o ânus) e também são os primeiros animais a apresentarem endoesqueleto de calcário. Apresentam sistema circulatório hidrovascular (ambulacrário ou aquífero).

    A maior espécie de estrela do mar já encontrada pode medir até 1,40m de comprimento. Seu disco central é muito pequeno comparado aos tentáculos.

http://targetstudy.com/qna/which-is-the-worlds-biggest-starfish.html

Arthropoda

     Os artrópodes são animais triblásticos, celomados e protostômios. Há fusão de matâmeros que formam os tagmas (podendo apresentar dois ou três destes). Há a presença de pernas articuladas, outros apêndices articulados (como atentas, peças bucais, etc), e exoesqueleto quitinoso. O crescimento só ocorre através de muda ou ecdise (que é controlada por um hormônio chamado ecdisona)

Classe Crustacea

     O caranguejo-do-coqueiro (Birgus latro) é considerado o maior artrópode terrestre do planeta, podendo chegar a 1 metro de comprimento e pesar algo em torno de 5kg. Diferentemente dos caranguejos que vivem na água, ele possui muitas adaptações para a vida terrestre, dentre elas os "pulmões branquiostégicos" (tais caranguejos não possuem brânquias quando adultos). Assim, não deve ficar muito tempo submerso, pois existe a possibilidade de se afogar.



Classe Arachnida

     Existe um carrapato capaz de deixar um ser humano alérgico a carne. A relação entre a picada deste aracnídeo e a alergia vem sendo estuada há alguns anos. Pertencem a espécie Ambliomma americanum. As fêmeas e mordedoras são facilmente reconhecidas por apresentarem uma mancha amarelada no dorso (foto abaixo). Estes carrapatos possuem um carboidrato chamado galctose-alfa, que é localizada na membrana celular dos animais (mas não em humanos e primatas), cujo sistema imunológico o reconhecem como um corpo estranho. As carnes que estamos acostumados a ingerir possuem tal carboidrato, no entanto, nosso sistema digestivo cuida para que nenhuma reação alérgica aconteça. Porém, com a picada deste carrapato, desencadeia-se uma resposta imunológica do nosso organismo, criando anticorpos que irão causar uma forte crise alérgica na próxima vez que comermos alguma carne que contenha a galactose-alfa.

http://en.wikipedia.org/wiki/Amblyomma_americanum

Classe Insectae

     Um exemplo curioso de inseto são os louva-a-deus, insetos com hábitos alimentares extremamente carnívoros (inclusive canibais). Após ou durante a cópula as fêmeas sentem uma fome muito grande e precisam comer logo, essa fome é um instinto natural, visto que elas precisam adquirir uma boa quantidade de proteínas para a formação de seus ovos, assim que eles são fecundados. Como o macho está mais próximo dela quando surge tal fome, ele acaba sendo atacado, e para piorar sua situação, este normalmente é menor do que a fêmea. No vídeo abaixo vemos tal ato canibal a partir dos 50 segundos.

https://www.youtube.com/watch?v=KYp_Xi4AtAQ&app=desktop#!

Annelida

     São animais triblásticos, protostômios, e celomados. Apresentam metameria (corpo segmentado). São classificados em três classe: Oligochaeta, Hirudinoidea e Polychaeta.

     O maior anelídeo já encontrado pertence a classe Oligochaeta, e foi batizado de Martiodrilus crassus no final do séc IXI. Apesar de seu tamanho, são invertebrados inofensivos.

http://bookquo.com/iz/wp-content/uploads/2014/07/unnamed.jpg

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mollusca

Os moluscos podem viver no mar, na água doce e no ambiente terrestre. São seres triblásticos e celomados (característica nova). Possuem corpo mole e alguns possuem exoesqueleto calcário. Têm o corpo dividido em três regiões (cabeça, massa visceral e pé), sistema digestório completo, sistema circulatório aberto e sistema respiratório variado.

Organização de um bivalve:

 

Organização de um gastrópoda:



http://www.youtube.com/watch?v=io1fPFe_K_Q





Nematódeos

Os nematódeos são seres com grande diversidade (água doce, marinhos e terrestres), triblásticos e pseudocelomados. São cilíndricos, de corpo alongado e com extremidades afiladas. Primeiro filo a possuir o sistema digestório completo (com presença de boca e ânus).


http://www.infoescola.com/biologia/nematelmintos-nematoda/









Platelmintos

Os platelmintos são vermes com o corpo achatado, pois são acelomados. Eles possuem simetria bilateral, além de ser triblásticos (já apresentam a mesoderme). Apresentam um sistema digestório incompleto e fazem digestão intra e extracelular.


                                                                   http://www.youtube.com/watch?v=_YGH4JW2G3A


Teníase e cisticercose:

http://www.youtube.com/watch?v=x82elHeRb_o


Cnidários

Antigamente chamados de celenterados, os cnidários são seres protostômios, diblásticos (Ectoderme e endoderme), sistema digestório incompleto (apresentam boca, mas não têm ânus) e digestão intra e extracelular, onde os tentáculos participam da captura de alimento e defesa do animal.


                                                                     https://www.youtube.com/watch?v=5Osi8-AEg6A

Poríferos (Esponjas)

Os poríferos são seres interessantes, apresentando cores e tamanhos variados. São aquáticos, podendo ser encontrados no mar ou em água doce. Não possuem órgãos de locomoção e a maioria está presa a rochas. São os seres primitivos do Reino Animal, possuindo desenvolvimento embrionário até a blástula. Por isso não possuem tecidos verdadeiros, além de possuírem células pouco especializadas.

                                                                http://www.youtube.com/watch?v=PlvKB7c4C7Y

No vídeo a seguir, vemos a circulação das esponjas:


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Reino Animal



O reino animal é bastante amplo, compreendendo diversos grupos de animais. O reino pode ser dividido em dois grandes grupos:

  • Parazoa (parazoário; pará = ao lado, zoa = animal): representado pelos Porifera (esponjas), no qual não há a formação de tecidos verdadeiros.
  • Eumetazoa (eumetazoários; eu = verdadeiros, metazoário = animal): representados por todos os outros animais que possuem tecido diferenciado.
Fonte: http://www.erectus.it/me-t/metazoa.jpg

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Doenças causadas por protozoários

Duas doenças causadas por protozoários:

Doença de Chagas: Causado pelo protozoário Trypanossoma cruzi, cujo o vetor é o barbeiro. Ele tem esse nome pois pica geralmente no rosto, a parte que fica descoberta quando dormimos. Ao picar, ele elimina fezes contaminadas com o protozoário, pois suga uma quantidade muito grande de sangue. Ao se coçar, devido à reação inflamatória no local da picada, a pessoa acaba provocando pequenas lesões na pele, permitindo que os protozoários penetrem no organismo. Os sintomas iniciais são febre e cansaço. Previne-se a Doença de Chagas combatendo o inseto vetor com o uso de filós e o venda mento de frestas onde o inseto se esconde, por exemplo.

Malária: Causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada das fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles chamados mosquitos prego. Os protozoários infectam inicialmente o fígado e depois infectam e lizam as hemácias em ciclos regulares, de 48h ou 72h, dependendo do plasmódio. Os sintomas principais são febre em intervalos regulares de tempo, coincidentes com os eventos de lise das hemácias. A prevenção é feita combatendo-se os mosquitos, usando cortinados nas camas, janelas e portas e tomando cuidado com o sangue contaminado.

Protista


Vídeo muito interessante mostrando características gerais do reino protista.

Protoctistas

     O reino protoctista engloba as algas e os protozoários, tais seres vivos possuem origens evolutivas distintas. A multicelularidade pode ser considera uma apomorfia desse grupo. De forma geral, seres que não se englobam em outros reinos são classificados como pertencentes a este.
     As algas são responsáveis por 90% da fotossintese realizada no planeta e são utilizadas na indústria de alimentos, tendo importância ecológica e econômica, respectivamente.
     Os protozoários são um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. Eles são, na sua maioria, seres aquáticos, mas também existem espécies parasitas de invertebrados e vertebrados.
     Segundo uma matéria retirada do site Terra, as algas podem ajudar no transplante de células-tronco a pacientes com doença arterial periférica grave (de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins). A doença arterial periférica ocorre quando existe um estreitamento dos vasos sanguíneos fora do coração, dificultando a passagem do sangue. Quando tentam melhorar o fluxo de sangue, os médicos precisam de algo que lhes indique se as células-tronco injetadas permanecem vivas e chegam a seus objetivos. Assim, os cientistas criaram uma "cápsula" derivada de algas; dentro dessa cápsula, os cientistas acrescentaram agentes de contraste de raios X para torná-las visíveis em uma angiografia (exame radiográfico dos vasos sanguíneo). (Fonte: http://m.terra.com.br/noticia?n=25488d06878ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD .)

Fermentação Alcoólica



Fungos



Reino Fungi

                                            Reino Fungi
             

                                                http://www.infoescola.com/reino-fungi/cogumelo/
- Eucariontes;
- Maioria pluricelulares (as leveduras são unicelulares);
- Parede celular de quitina;
- Corpo formado por um emaranhado de hifas = conjunto chama-se Micélio;
- Alguns possuem uma estrutura reprodutor= corpo de frutificação (cogumelo);
- São heterotróficos (absorvem moléculas orgânicas);
- Digestão extracorpórea ( lançam enzimas digestivas no meio);
- Decompositores ;
- Parasitas;
- Predadores;

Importância ecológica: Decompositores
Importância econômica: Indústria farmacêuticas (antibióticos) e indústrias de alimentos (pães, queijos, bebidas alcoólicas)

Curiosidades:

O maior fungo do mundo

                      

                                      http://meubioblog.blogspot.com.br/2012_03_29_archive.html

- No ano 2000, pesquisadores encontraram numa floresta dos EUA o maior fungo de todos os tempos. Com cerca de 2300 anos, o megafungo da espécie Armillaria Ostoyae tinha suas hifas emaranhadas (micélio) espalhadas por uma área correspondente a 45 estádios de futebol. Por ter uma cor amarelada, o megafungo ganhou o apelido de “cogumelo-mel”.


O inimigo das bactérias

                        

               http://scienceforlife.altervista.org/blog/il-fungo-della-pennicillina-si-riproduce-sessualmente/

- Muitos antibióticos são fabricados a partir da cultura de fungos. Estes antibióticos são usados no combate de várias doenças. A penicilina, por exemplo, foi criada em 1929 por Alexander Fleming, a partir da cultura do fungo do gênero Penicillium Notatum.


O anjo das plantações

                             

  http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Ecoquality-Comercial_2242798/FUNGO-METARHIZIUM-ANISOPLIAE-PACOTE-200-GRS-304198

- Existem também espécies benéficas à agricultura. O fungo Metarhizium Anisopliae é muito utilizado no combate de pragas (cigarrinhas, besouros e outras espécies de insetos), que atacam a lavoura.



terça-feira, 8 de abril de 2014

Doenças bacterianas

Duas doenças causadas por bactérias:

Botulismo: Transmitida pela ingestão de toxinas provocada pela bactéria Clostridium botulinum em alimentos enlatados e conservas artesanais. A toxina afeta o sistema nervoso e provoca tremores, vômitos e fraqueza muscular progressiva. Pode evoluir para paralisia respiratória. Podemos evitar esta doença da seguinte forma: os alimentos devem ser preparados e conservados adequadamente. Não consumir alimentos conservados em latas estufadas.

Cólera: Transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria Vibrio colerae. As pessoas com esta doença tem os seguintes sintomas: diarreia acentuada, fezes em “água de arroz” (esbranquiçada), vômitos e câimbras. Sem tratamento, pode ocorrer morte por desidratação e insuficiência renal ( paralisia nos rins). Para prevenir a Cólera é necessário fazer o saneamento básico, ingerir água somente fervida ou clorada, lavar verduras e frutas, não ingerir frutos do mar cru, apenas bem cozidos.

Troca de material genético entre bactérias


Vídeo mostra duas formas de troca de material genético entre bactérias: a conjugação (duas bactérias unem-se entre si e estabelecem uma ponte de transferência por onde passa o DNA) e a tradução (transferência de genes de uma bactéria para outra por intermédio de um vírus).

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Forma das Bactérias


Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/bacterias.jpg

  • Coco: de forma esférica ou subesférica;
  • Bacilo: em forma de bastonete (do gênero Bacillus);
  • Vibrião: em forma de vírgula (do gênero Vibrio);
  • Espirilo: de forma espiral/ondulada (do gênero Spirillum);
  • Espiroqueta : em forma acentuada de espiral.


Quanto ao grau de agregação (apenas os bacilos e os cocos formam colônias):

  • Diplococo: de forma esférica ou subesférica e agrupadas aos pares.
  • Estreptococos: formam cadeia semelhante a um "colar".
  • Estafilococos: uma forma desorganizada de agrupamento, formando cachos.
  • Sarcina: de forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos.
  • Diplobacilos: bacilos reunidos dois a dois.
  • Estreptobacilos: bacilos alinhados em cadeia.

domingo, 6 de abril de 2014

Reino Monera

O reino Monera pode ser dividido em dois grandes grupos: eubactérias (eu = verdadeiro) e as arqueobactérias (arqueo = antigo). Esse reino, por ser polifilético, poderá sofrer divisão em anos futuros. Os organismos desse reino são procariontes (que não possuem membrana nuclear, a carioteca) e unicelulares.


Eubactérias:

É o tipo mais comum de bactérias e vivem em diversos lugares, desde que haja água em pequena quantidade. A parede celular é composta por peptídeoglicano (polímeros de aminoácidos e dissacarídeos), diferentemente da parede celular das arqueobactérias e daquelas encontradas nas células de plantas e fungos, que são constituídas, respectivamente, por celulose e quitina.

Composição das eubactérias:



Arqueobactérias:

As arqueobactérias não possuem peptídeoglicanos na sua parede celular. Possuem também lipídios peculiares nessa estrutura. Muitos são capazes de sobrevivem em ambientes e locais extremos (semelhantes aos primórdios do planeta Terra).

Existem três tipos de arqueobactérias:

  • Metanogênicas: usam dióxido de carbono e hidrogênio para produzir metano; podem, por exemplo, ser encontradas em esgotos, pântanos e no sistema digestivo de alguns animais.
  • Halófilas extremas: vivem em ambientes de extrema salinidade (ex: Mar Morto).
  • Termófilas extremas: preferem locais extremamente quentes e com acidez elevada (ex: vulcões e fontes termais).


Fontes:


  • http://www.estudopratico.com.br/reino-monera-caracteristicas-das-bacterias/
  • http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Bact%C3%A9rias
  • http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dengue clássica e hemorrágica


Cura da leucemia com o vírus da AIDS



A cura da leucemia numa criança com o vírus da Aids

Emma Whitehead, uma criança de 6 anos, foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda (câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue, que tem a função de proteger o organismo). Com intuito de buscar a cura de sua filha, seus pais permitiram que Emma entrasse num tratamento ainda em fase de experimento no Hospital Infantil da Filadélfia que usa uma forma deficiente do vírus da Aids para alterar as células do sistema imunológico, fazendo com que o próprio paciente elimine a doença, e sem ser infectado pelo vírus HIV.
Junto com ela, 11 pacientes fizeram esse tratamento tendo diferentes resultados. Alguns conseguiram, juntamente com Emma, ser curados. Outros tiveram uma melhora significativa, mas não totalmente.


Fonte: http://www.hypeness.com.br/2013/07/cientistas-curam-a-leucemia-de-uma-crianca-injetando-o-virus-da-aids/


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Vírus I

Vírus

Características:  
* Acelulares;
* Parasitas intracelulares obrigatórios;
* Possuem capsídeos (cápsula proteica) + ácidos nucleicos (DNA e RNA) = Nucleocapsídeo


**** Vírus de DNA ****


**** Vírus de RNA ****
 Precisam da enzima transcriptase reversa.

Fontes das imagens:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus2.php
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1278
http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=41




quarta-feira, 2 de abril de 2014

Classificação dos seres vivos II

Classificação dos seres vivos - Conceitos 

* Cladogênese - conjunto de processos que promovem a separação de uma população em duas ou mais ( diferença morfológica e genética).


* Anagênese - acúmulo de mudanças que uma população sofre ao longo de determinado tempo, gerando uma nova espécie com diferentes características.

* Apomorfia - característica presente em apenas um grupo.

* Plesiomorfia - característica primitiva do ancestral.

* Homologia - semelhança devido a mesma origem evolutiva.
* Analogia - semelhança funcional.
* Filogenia - estuda as relações evolutivas nos organismos.
* Táxons terminais - são conectados a outros em uma filogenia, mas não subdividem.

Fonte das imagens:
http://dc437.4shared.com/doc/jfL6v74c/preview.html
http://es.wikipedia.org/wiki/Plesiomorfia
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/ed_ciencias/peixes/onde/compartilhando/caracteres_e_homoplasias.html
http://djalmasantos.wordpress.com/page/2/




terça-feira, 1 de abril de 2014

Classificação dos seres vivos I

Histórico sobre a classificação dos seres vivos

Século IV a.C. à Platão (agrupar em categorias)
384 a 322 a.C. à Aristóteles (conceito de animal e vegetal)
1735 à Lineu (médico sueco e botânico)
Dividiu em dois reinos (animal e vegetal)
Fixismo (as espécies não mudam)


Conceito de espécie: grupos de indivíduos semelhantes, com o mesmo cariótipo, que vivem no mesmo local e podem se reproduzir, gerando descendentes férteis. OBS: Não é usado esse conceito quando está relacionado: Aos fósseis, aos grupos iguais que não vivem no mesmo local e aos grupos iguais em tempos separados.
1866 à Ernest Haeckel
3 reinos (animais, vegetais e protistas)
1956 à Copeland
4 reinos (animal, vegetal, protistas e monera)
1965 à Robert Whittalker
5 reinos (animal, vegetal, protistas, monera e fungi)
1979 à Carl Woese
Separou os procariotos em dois grupos:
Arqueobactérias e eubactérias
Ideia de Domínio (superior ao reino)





Regras de Nomenclatura
1-    As espécies devem ter dois nomes (Binomiais)
Exemplo: Equus cabalus
2-    Primeiro nome é o gênero (inicial maiúscula)
Segundo nome é a espécie (inicial minúscula)
3-    Se manuscrito, tem que ser sublinhado.
Se digitado, tem que ser em itálico.
4-    Deve ser em latim.
5-    A subespécie será o terceiro nome (inicial minúscula, itálico ou sublinhado)
6-    Em animais: os sufixos-idae: família -inae: subfamília
7-    O nome e a data de quem identificou vem logo após o nome científico.
Exemplo: Homo sapiens Lineu, 1735




Fontes das imagens:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/classifiseresvivos2.php
http://semperbio.blogspot.com.br/2013/03/classificacao-dos-seres-vivos.html
http://dani-teiadavida.blogspot.com.br/2013/02/sistematica-filogenetica-e-cladistica.html